TRUQUES PARA CONGELAMENTOS DE ALIMENTOS

Anúncios

A conservação de alimentos em temperaturas baixas tem sido praticada desde os primórdios da humanidade, embora não tão facilmente quanto hoje.

Para evitar desperdícios é importante saber como congelar adequadamente os alimentos e quanto eles duram no freezer.

Anúncios

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostra que guias não devem ser usados como referência de segurança, mas sim de qualidade do produto.

Anúncios

“Comida guardada no freezer a 18 ºC sempre será segura. O que muda é a qualidade ao longo do tempo no congelador”, explicam.

Confira a seguir algumas dicas para manter o alimento congelado de forma segura e saborosa:

Antes de congelAR

Considere importante destacar que a comida deve ser congelada no auge do seu frescor. Para saber se seu alimento ainda está em boa qualidade ao descongelar, primeiro cheque o cheiro.

Se estiver forte, é melhor jogá-lo fora. Pode ser que com o tempo o alimento fique com uma forma feia, mas isso não quer dizer que não possa ser comido.

Quando for assim, use-o em vitaminas ou sopas.



Utilize as tabelas

Sabemos que por mais que não são indício de seguranças, as tabelas são boas para saber por quanto tempo a comida terá a mesma qualidade de quando foi congelada.

Por exemplo, depois de 6 meses no congelador, uma banana não terá a mesma textura e sabor exato de uma banana fresca, mas isso não quer dizer que ela faça mal à saúde.

Embrulhe os alimentos corretamente

Na hora de proteger os alimentos para congelar, o importante é envolvê-los de forma bem justa para eliminar qualquer ar em volta, para não prejudicar o alimento, não importa se você usa papel-alumínio, filme plástico ou saquinhos.

A mesma dica vale para aqueles armazenados em potes com tampas. Nesses casos, você deve preencher o recipiente quase até o topo.

Deixe apenas o espaço suficiente para que o alimento expanda após o congelamento sem levantar a tampa.

Fique atento ao tempo de congelamento

Saiba que os alimentos por mais que estejam congelados também têm prazo de validade. Depois de um longo tempo no seu freezer, você vai notar que o sabor e a textura não serão os mesmos.

Por isso, na hora de congelar, é importante etiquetar cada um deles com uma breve descrição e a data em que foi congelado.

Coloque etiqueta nos alimentos

Organizar o freezer e etiquetar os alimentos, como falamos na dica anterior, é fundamental. Para te ajudar a identificar cada alimento e também sua data de congelamento.

Temperatura ideal do freezer

Podemos te informar que a temperatura ideal do freezer seria 18 ºC, sendo a melhor temperatura para congelar alimentos a longo prazo.

Leve isso em conta na hora de programar o seu freezer. Se você achar que o sorvete fica muito duro e difícil servir com a colher, armazene-o na porta. Ali, a temperatura não é tão baixa.

Não prejudique a qualidade dos outros alimentos por causa dele.

Evite a perda de nutrientes dos alimentos

Para evitar a perda de nutrientes durante o congelamento, o ideal é levar o alimento à geladeira para esfriar logo após o preparo.

E logo depois colocar ele no freezer.

FRUTAS DEVEM SER CONGELADAS SEPARADAMENTE

Para que não precise descongelar todos os morangos de um recipiente, podemos congelar eles separadamente o colocando em uma assadeira, por exemplo, separados até que endureçam.

Depois, você pode juntar eles em um saco. Na hora que quiser apenas um, não terá problemas. Porém as frutas sofrem alteração de sabor, textura, cor e aroma quando congeladas. Mas servem para fazer recheios, geleias, purês e sucos.

Mantenha alguns itens longe do congelador

Não são todos os alimentos que podem ser congelados. É o caso de ovos inteiros, maionese, margarina, iogurte, pudins, cremes à base de amido de milho, gelatina e hortaliças folhosas.

Insistir em seu congelamento alterará a textura do alimento de forma que ele não será próprio para consumo.