RECEITA DE GREMOLATA E COMO USAR
Anúncios
A gremolata é um tempero italiano que na sua composição clássica leva raspas de limão, alho e salsinha.
Comumente usados no preparo do ossobuco, mas também cai bem em outas carnes e até mesmo para aromatizar outros pratos. Confira como fazer e onde usar:
Anúncios
Como fazer?
Agora você irá aprender a como fazer a gremolata e irá precisar das seguintes coisas.
Anúncios
Ingredientes:
- casca de 2 limões-sicilianos
- 1 dente de alho grande
- folhas de salsinha frescas a gosto
- 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
- Lave e seque os limões e as folhas de salsinha. Descasque os dentes de alho.
- Com um zester (ou ralador), faça raspas da casca dos limões, com cuidado para não extrair a parte branca ela amarga a receita. Na tábua, junte todos os ingredientes, tempere com sal e pique fino com a faca para misturar bem. Sirva a seguir.
Onde usar a GREMOLATA?
Após você aprender a como fazer a receita de gremolata, você pode utilizar em outras comidas como:
Ossobuco com gremolata
O ossobuco é um prato clássico e que é tradicionalmente temperado com a gremolata. Essa é uma receita em que a carne fica bem suculenta, ideal para quem quer se deliciar com uma comfort food.
Manteiga com gremolata
A manteiga temperada é um ingrediente certeiro na cozinha. Isso porque ela cai bem passada em uma fatia de pão e até mesmo para ser usada no preparo de pratos mais elaborados, como um risoto, por exemplo. Essa é uma receita simples, mas que pode ser de grande utilidade.
Carré de cordeiro com gremolata
Como outra alternativa para dar mais sabor para o seu churrasco. Aqui, o carré de cordeiro vai para a grelha e é servido com a gremolata. Essa é uma combinação que fica com um gostinho de quero mais.
Abóbora cabotiá com gremolata
Essa receita é uma boa escolha, pois aqui a abóbora cabotiá é assada embrulhada em papel-alumínio e finalizada com azeite, queijo parmesão ralado e a gremolata. O resultado é simplesmente sensacional.
Filé à gremolata
Com um filé mignon bem temperado e grelhado em uma frigideira. E deliciosamente servido com a gremolata. Feita com suco e raspas de limão siciliano, alcaparras, alho, salsinha, azeite e sal.
Salmão com gremolata
Com um salmão simplesmente e grelhado, podendo ser servido coberto pela gremolata. O tempo na cozinha é curto, mas o sabor é irresistível.
Risoto milanês com ossobuco à gremolata
Risoto milanês e ossobuco à gremolata. O passo a passo pode até não ser dos mais rápidos, mas o resultado compensa cada minuto de espera.
Fregola sarda com frutos do mar e gremolata
A fregola é uma massa típica da Sardenha que é combinada com frutos do mar e gremolata de tangerina para um prato bem refrescante. Esse prato é a cara do verão e, caso você não encontre essa massa específica, dá para trocá-la por cuscuz ou até mesmo algum tipo de macarrão pequeno.
Rabada amazônica com tucupi e gremolata de jambu
Para encerrar a lista, uma receita fácil e deliciosa com novos sabores e surpreender qualquer um na cozinha. Se você é fã de rabada você irá amar.